Ciclos de Rodas de Conversa

         A partir da perspectiva de que a formação humana está para além da informação acadêmica, a proposta dessas “Rodas de Conversa” é promover o debate sobre temas que constituem as realidades estudantis. Assim, esses encontros, que emergiram do movimento dos estudantes da UFSC Curitibanos e tem o apoio da Assistência Estudantil, pretendem abarcar as reflexões sobre a Universidade, como um espaço de produção de conhecimento científico, formação e intervenção social; as subjetividades dos sujeitos que são produzidas na especificidade da Universidade e na Sociedade; e a Sociedade que na sua atualidade tem ameaçado os princípios de democracia, pondo em risco a própria educação pública.

      Pisando firme no chão do Brasil, nesta terra do Contestado, esse projeto será esteticamente acompanhado pela obra: “Ciranda cabocla” da artista Manih – de Videira-SC –, a quem nós agradecemos imensamente. Esta arte é política na medida em que alude para a história da luta dos caboclos e caboclas do Contestado pelo direito a terra e à vida. Portanto, esta obra revela e exalta a ética da justiça social que se apresenta na ciranda na qual todos e todas, sem nenhuma distinção, participam e celebram a vida. Em tempos de pandemia, de devastação da vida e da intensificação da desigualdade social, uma educação que não questiona essas realidades torna-se reprodutora da antidemocracia.

Portanto, convidamos os interessados e as interessadas nos temas abaixo para refletirmos e produzirmos formas de vidas mais democráticas.

Programação:

1. Vidas LGBTQIA+ na Universidade e na Cidade

15 de Julho de 2020, às 20h00

Debatedoras:

Mariana Franco (Estudante de Serviço Social na UFSC Florianópolis. Conselheira  Estadual no Conselho Estadual dos Direitos  das Mulheres. Conselheira Nacional no Comitê de Prevenção e Combate à Tortura. Participa também da União Nacional LGBT e da União Brasileira de Mulheres);

Karoline Pires (Estudante de Engenharia Florestal da UFSC Curitibanos).

Mediador: Lucas de Paula Pereira (Estudante de Medicina Veterinária da UFSC Curitibanos).

2. Racismo na Universidade e na Cidade

29 de Julho de 2020, às 20h00

Debatedoras:

Joana Celia dos Passos (Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina com pós-doutorado em Sociologia Política. É professora no Centro de Ciências da Educação da UFSC e nos Programas de Pós Graduação em Educação e Interdisciplinar de Ciências Humanas. Desenvolve pesquisas em Educação e Relações Raciais e ações afirmativas, com o foco na população negra);

Gloria Regina Botelho (Professora de Microbiologia Agrícola do Curso de Agronomia e de Engenharia Florestal da UFSC Curitibanos. É doutora em Biotecnologia Vegetal na UFRJ e especializada em microbiologia do solo e interações microganismos-plantas).

Mediadoras: Karime Limeira (Estudante de Engenharia Florestal da UFSC Curitibanos) e Vanusa Klüger (Estudante de Medicina Veterinária da UFSC Curitibanos).

3. Saúde mental, Pandemia e Educação

12 de Agosto de 2020, às 20h00

Debatedores:

Lucas Emmanoel (Psicanalista, psicólogo educacional da UFSC Curitibanos e mestre em Psicanálise: Clínica e Cultura pela PUC-RIO);

Zilma Isabel Peixer (Professora da UFSC de Curitibanos. Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP. E Pós-doutora em Educação pela UFSC).

Mediação: Samyra Coratto (Estudante de Agronomia da UFSC Curitibanos)

Inscrição:

1) Para aqueles que têm interesse em obter certificado de participação, o preenchimento deste formulário é obrigatório:


2) E para aqueles que têm somente o interesse em participar e contribuir com o debate, acompanhem as redes sociais da UFSC Curitibanos, a qual vai divulgar o link para o acesso à plataforma virtual onde acontecerá a roda de conversa.

 Organização:
Assistência Estudantil da UFSC Curitibanos
Centro Acadêmico de Agronomia da UFSC Curitibanos
Centro Acadêmico de Engenharia Florestal da UFSC Curitibanos
Centro Acadêmico de Medicina Veterinária da UFSC Curitibanos.

Acompanhe a página deste projeto nas redes sociais: @ciclosderodasdeconversa

Contato: lucas.emmanoel@ufsc.br