Projeto Ciranda Estudantil

Programação 2021

Você já vivenciou algum assédio? E na Universidade? Por exemplo, ser exposto a alguma situação humilhante, constrangedora, repetitiva e prolongada?

Conforme Data Popular/Instituto Avon (2015):

• 67% das mulheres disseram já ter sofrido algum tipo de violência por homens no ambiente universitário.
• 56% relatam já terem sofrido assédio sexual dentro da universidade.
• 28% já sofreram violência sexual (estupro, tentativa de abuso enquanto sob efeito de álcool, ser tocada sem consentimento, ser forçada a beijar veterano).
• 42% já sentiram medo de sofrer violência no ambiente universitário.
• 36% já deixaram de fazer alguma atividade na universidade por medo de sofrer violência.

E nós, e a Universidade com isso?

 

É sobre o Assédio na Universidade que vamos falar na primeira Roda de Conversa de 2021 do nosso Projeto de Extensão: “Ciranda Estudantil”. A roda ocorrerá no dia 14/04, quarta-feira, às 20h, por meio da plataforma Google Meet.

Para se inscrever e obter o certificado, preencha o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSccWLaxeRBvpRM2NzVyEMnnOZJ6v8VHAlUhcbBA7iWB5Its7Q/viewform

Participe! E acompanhe a nossa página: @cirandaestudantil

Objetivo do projeto “Ciranda Estudantil”: Promover o debate sobre temas que constituem as realidades estudantis, de modo a suscitar a reflexão crítica e a qualificação da intervenção nessas realidades.

         A partir da perspectiva de que a formação humana está para além da informação acadêmica, a proposta dessas “Rodas de Conversa” é promover o debate sobre temas que constituem as realidades estudantis. Assim, esses encontros, que emergiram do movimento dos estudantes da UFSC Curitibanos e tem o apoio da Psicologia Educacional, pretendem abarcar as reflexões sobre a Universidade, como um espaço de produção de conhecimento científico, formação e intervenção social; as subjetividades dos sujeitos que são produzidas na especificidade da Universidade e na Sociedade; e a Sociedade que na sua atualidade tem ameaçado os princípios de democracia, pondo em risco a própria educação pública.

Histórico 2020:

No ano de 2020 foram debatidos os temas: Vidas LGBTQIA+ na Universidade e na Cidade; Racismo na Universidade e na Cidade; Saúde mental, pandemia, e educação; e Suicídio. Esses temas emergiram das realidades dos estudantes deste Campus.

As rodas mobilizaram aproximadamente 150 pessoas da UFSC, do município de Curitibanos e de outros Estados do Brasil. Os debates suscitaram reflexão sobre as realidades apresentadas por meio da partilha dos diferentes saberes, provocou os grupos a buscarem formas de enfrentamento das problemáticas vividas, e também, se fez presente com qualidade no isolamento físico necessário na pandemia.

Organização:
Centro Acadêmico de Agronomia da UFSC Curitibanos
Centro Acadêmico de Engenharia Florestal da UFSC Curitibanos
Centro Acadêmico de Medicina Veterinária da UFSC Curitibanos 
                                                                                                             Psicologia Educacional da UFSC Curitibanos

Contato: cirandaestudantil.cbs@contato.ufsc.br; lucas.emmanoel@ufsc.br