Projeto Ciranda Estudantil

Programação 2021

Saúde mental na universidade importa? Como anda a saúde mental na universidade? A universidade também é responsável pela saúde mental dos estudantes? Por que os jovens universitários estão tão suscetíveis a sofrimento psíquico?
É sobre isso que iremos debater na nossa próxima roda! Participem!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A roda ocorrerá no dia 18/08, quarta-feira, às 20h, por meio da plataforma Google Meet.

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSch6LmaKgenaVKh0rzajvW-d5jvjuRCDuydFnTY1JYM7QHAiw/viewform

Participem!

 

 

 

Por que os casais mantêm relações abusivas? E por que essas relações tendem a se repetir com outros parceiros? O que será que está por detrás dessas “parcerias sintomáticas” e do que é chamado no cotidiano de “dedo podre”?

O que é relação abusiva? É uma relação que se fundamenta em um vínculo no qual há uma assimetria, uma desigualdade de poderes entre os envolvidos, no qual um sofre os efeitos do modo de se conduzir da outra pessoa, e uma marca desta forma de se relacionar é a dependência do outro, principalmente, a emocional.

E como a educação nunca está separada da vida, os efeitos dos relacionamentos abusivos se manifestam na Universidade, por exemplo, por meio de: desmotivação, inibição, angústia, dificuldade de aprendizagem, desistência do curso.

Data: 16 de Junho de 2021, às 20:00 hs

Inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSccWLaxeRBvpRM2NzVyEMnnOZJ6v8VHAlUhcbBA7iWB5Its7Q/viewform?fbclid=IwAR1uV7-rhs40_iIfOzjRhqZNrBx2b_2lg5ZzbDBlIwgAf03PyIuyL5LP6pk

Mais informações: @cirandaestudantil

Você já vivenciou algum assédio? E na Universidade? Por exemplo, ser exposto a alguma situação humilhante, constrangedora, repetitiva e prolongada?

Conforme Data Popular/Instituto Avon (2015):

• 67% das mulheres disseram já ter sofrido algum tipo de violência por homens no ambiente universitário.
• 56% relatam já terem sofrido assédio sexual dentro da universidade.
• 28% já sofreram violência sexual (estupro, tentativa de abuso enquanto sob efeito de álcool, ser tocada sem consentimento, ser forçada a beijar veterano).
• 42% já sentiram medo de sofrer violência no ambiente universitário.
• 36% já deixaram de fazer alguma atividade na universidade por medo de sofrer violência.

E nós, e a Universidade com isso?

 

É sobre o Assédio na Universidade que vamos falar na primeira Roda de Conversa de 2021 do nosso Projeto de Extensão: “Ciranda Estudantil”. A roda ocorrerá no dia 14/04, quarta-feira, às 20h, por meio da plataforma Google Meet.

Para se inscrever e obter o certificado, preencha o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSccWLaxeRBvpRM2NzVyEMnnOZJ6v8VHAlUhcbBA7iWB5Its7Q/viewform

Participe! E acompanhe a nossa página: @cirandaestudantil

 

 

 

Objetivo do projeto “Ciranda Estudantil”: Promover o debate sobre temas que constituem as realidades estudantis, de modo a suscitar a reflexão crítica e a qualificação da intervenção nessas realidades.

         A partir da perspectiva de que a formação humana está para além da informação acadêmica, a proposta dessas “Rodas de Conversa” é promover o debate sobre temas que constituem as realidades estudantis. Assim, esses encontros, que emergiram do movimento dos estudantes da UFSC Curitibanos e tem o apoio da Psicologia Educacional, pretendem abarcar as reflexões sobre a Universidade, como um espaço de produção de conhecimento científico, formação e intervenção social; as subjetividades dos sujeitos que são produzidas na especificidade da Universidade e na Sociedade; e a Sociedade que na sua atualidade tem ameaçado os princípios de democracia, pondo em risco a própria educação pública.

Histórico 2020:

No ano de 2020 foram debatidos os temas: Vidas LGBTQIA+ na Universidade e na Cidade; Racismo na Universidade e na Cidade; Saúde mental, pandemia, e educação; e Suicídio. Esses temas emergiram das realidades dos estudantes deste Campus.

As rodas mobilizaram aproximadamente 150 pessoas da UFSC, do município de Curitibanos e de outros Estados do Brasil. Os debates suscitaram reflexão sobre as realidades apresentadas por meio da partilha dos diferentes saberes, provocou os grupos a buscarem formas de enfrentamento das problemáticas vividas, e também, se fez presente com qualidade no isolamento físico necessário na pandemia.

Organização:
Centro Acadêmico de Agronomia da UFSC Curitibanos
Centro Acadêmico de Engenharia Florestal da UFSC Curitibanos
Centro Acadêmico de Medicina Veterinária da UFSC Curitibanos 
                                                                                                             Psicologia Educacional da UFSC Curitibanos

Contato: cirandaestudantil.cbs@contato.ufsc.br; lucas.emmanoel@ufsc.br