Dia Internacional Contra a Homofobia | 17 de Maio

Dia 17 de maio é Dia Internacional Contra a Homofobia. Foi nessa data, no ano de 1990, que a homossexualidade deixou de ser doença e foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionadas com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Porém, o preconceito, a discriminação, o desrespeito e a violência para com a comunidade LGBT ainda se faz presente. Segundo o Grupo Gay da Bahia (GGB) “a cada 19 horas um LGBT é barbaramente assassinado ou se suicida vítima da ‘LGBTfobia’, o que faz do Brasil o campeão mundial de crimes contra as minorias sexuais”.

Para lembrar dessa data de luta e de comemoração da comunidade LGBT, no ano de 2018, a Assistência Estudantil do Centro de Ciências Rurais do Campus de Curitibanos da UFSC em parceria com a  Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero (CDGEN) da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD) construiu um “varal” para partilhar histórias de LGBTfobia, com a intenção que a empatia fosse despertada e fortalecida.

Disponibilizou-se um canal para que pessoas interessadas enviassem seus depoimentos – garantindo o sigilo das informações –  e, no dia 17 de maio de 2018, esses relatos foram partilhados em um varal no Hall do CBS-01.

Confira abaixo os relatos partilhados!