Cadastro PRAE

O que é o Cadastro PRAE?

O Cadastro PRAE é um instrumento técnico-operativo usado no processo de conhecimento, análise e interpretação da situação social dos/as estudantes de graduação presencial da UFSC, com o fim de emitir um parecer sobre a situação econômica, por meio da análise documental e da entrevista social. Constitui-se ainda em instrumento institucional legal para possibilitar o acesso dos/as estudantes cadastrados às inscrições nos Programas Assistenciais implementados pela PRAE e/ou de outros setores em parceria com esta.

Quem pode fazer o Cadastro PRAE?

Estudantes regularmente matriculados em curso de graduação presencial da UFSC oriundos de famílias com renda bruta familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Em 2024 o salário mínimo equivale a R$ 1.412,00, portanto, 1,5 salário mínimo corresponde a R$ 2.118,00 (por pessoa)

Para que serve o Cadastro PRAE?

O Cadastro PRAE é o primeiro passo para que você possa se inscrever, concorrer e acessar os Programas da PRAE (Bolsa Estudantil, Auxílio Moradia, Isenção do RU, Auxílio Creche, Isenção de Cursos de Idiomas), pois ele comprovará se o estudante é público alvo da assistência estudantil, ou seja, se possui renda bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família.

Como fazer o Cadastro PRAE?

O processo para realização do Cadastro PRAE está previsto no Edital nº. 1/2024/PRAE, porém, atente-se para os seguintes passaos que são fundamentais:

1. Preencher o seu cadastro no Sistema da PRAE.
  2. Enviar a documentação conforme descrito no Edital de Cadastro PRAE (acesse abaixo o link do Edital vigente).
  3. Agendar atendimento com assistente social pela Agenda PRAE.
  4. Comparecer para atendimento presencial com assistente social (Sala CC1 T13, térreo do CBS 01, ao lado da copa).

Durante o atendimento com assistente social você será orientado/a sobre os passos seguintes!

Por quanto tempo o Cadastro PRAE é válido?

O Cadastro da PRAE tem validade de 05 (cinco) anos, a partir da data de conclusão da análise, porém, a validade pode ser reduzida em casos definidos por assistente social.

O que é RENOVAÇÃO do Cadastro PRAE?

A renovação do Cadastro PRAE é o processo que ocorre devido ao fim da validade do seu Cadastro PRAE, devendo o/a estudante apresentar toda a documentação do seu grupo familiar, e sua respectiva renda familiar, para a realização de um novo Cadastro PRAE. Anualmente também é realizado um processo de renovação por amostragem, onde a PRAE seleciona alguns Cadastros dentro do prazo de validade para que sejam renovados antes do vencimento.

O que é ATUALIZAÇÃO do Cadastro PRAE?

A atualização do Cadastro PRAE é o processo de alteração do Cadastro em decorrência de alterações pontuais e significativas relacionadas com a composição do grupo familiar e/ou de sua renda familiar. A atualização não é um processo obrigatório e aplica-se somente nos casos em que existam alterações de informações e renda dos membros da família, independente do tempo de validade do Cadastro PRAE. Alterações relacionadas aos dados bancários podem ser realizadas pelo/a estudante a qualquer momento pelo Sistema da PRAE, na aba “Dados Bancários”; e as alterações relacionadas ao endereço do/a estudante ou do grupo familiar de origem devem ser realizadas no sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR)

Links importantes para a realização de seu Cadastro PRAE: