Programa de Assistência Estudantil a Indígenas e Quilombolas (PAIQ)

O PAIQ é destinado a estudantes Indígenas e Quilombolas regularmente matriculados em cursos de graduação presencial na UFSC e que tiveram o seu pertencimento étnico-racial validado pela Comissão de Validação da Autodeclaração Étnicoracial da UFSC, independente de sua forma de ingresso na universidade.

Edital nº. 2/2024/PRAE

Possui fluxo contínuo entre 19/02/2024 e 14/11/2024

Valor da Bolsa: R$ 941,58

O Programa de Assistência Estudantil a Indígenas e Quilombolas, além de prever o acompanhamento desses estudantes, possui bolsa específica destinada a esse público. Para acessar a Bolsa PAIQ o/a estudante precisa realizar seu Cadastro PRAE-PAIQ.

O Cadastro PRAE-PAIQ têm como base a escuta qualificada da história oral destes/as estudantes, acolhendo suas especificidades e buscando respeitar suas culturas. Também pauta-se na verificação documental das autodeclarações, da condição social do/a estudante e de seu território/comunidade. Para realização do Cadastro PRAE-PAIQ é necessário realizar os seguintes procedimentos:

Procedimentos para Realização do Cadastro PRAE-PAIQ

1. Agendar atendimento com assistente social

No atendimento, o/a estudante será acolhido e orientado sobre o PAIQ, sobre a inserção dos dados e documentos no Sistema da PRAE, e sobre os programas assistenciais e suas condicionalidades específicas

Para agendar atendimento com assistente social você pode:

• Buscar por horários de atendimento disponíveis na Agenda PRAE: agendaprae.sistemas.ufsc.br.
  • Entrar em contato pelo e-mail assistenciaestudantil.cbs@contato.ufsc.br ou pelo WhatsApp (48) 3721-2188.
  • Comparecer presencialmente na sala CC1 T13, no térreo do CBS 01, ao lado da copa.
2. Providenciar documentação obrigatória Para realizar seu Cadastro PRAE-PAIQ é necessário o seguinte documento:

1. Autodeclaração de Renda Familiar: preenchida e assinada por você. Você encontra o modelo dessa autodeclaração nos anexos do Edital vigente ou nos links a seguir: Autodeclaração de Renda | PRAE-PAIQ (.pdf) Autodeclaração de Renda | PRAE-PAIQ (.docx)
 Cadastro PRAE-PAIQ on-line Você pode iniciar o Cadastro PRAE-PAIQ no Sistema da PRAE antes do atendimento com assistente social. Porém, se preferir, pode aguardar pelo atendimento.

1. Acesse o Sistema da PRAE: beneficiosprae.sistemas.ufsc.br.
  2. Preencha as informações em todas as abas do Cadastro.
  3. Na aba “Composição Familiar e de Renda” anexe a autodeclaração de renda familiar.
  4. Se já passou por atendimento com assistente social, informe a conclusão do preenchimento do Cadastro e envio da documentação pelo e-mail assistenciaestudantil.cbs@contato.ufsc.br ou pelo WhatsApp (48) 3721-2188. Se ainda não passou por atendimento, siga as orientações do item “1” dessa tabela.
4. Análise documental por assistente social A assistente social que realizou a sua entrevista irá analisar a documentação enviada. Se a documentação e informações estiverem completas ela irá concluir o Cadastro PRAE e alterar a situação do seu Cadastro para “Análise Concluída”, habilitando sua inscrição na Bolsa PAIQ (realizada pela assistente social) e outros programas da PRAE (exceto Bolsa Estudantil).

A Bolsa PAIQ é um auxílio pecuniário que tem como finalidade contribuir com a permanência dos estudantes Indígenas e Quilombolas dos cursos de graduação presencial da UFSC. Ao concluir o Cadastro PRAE-PAIQ, o/a estudante estará apto a acessar o auxílio financeiro mensal, cujo valor será definido anualmente, no mês de março, corrigido pelo índice de inflação do ano anterior. A inscrição na Bolsa PAIQ será realizada pela assistente social que realizar o atendimento e a análise do Cadastro PAIQ.

• A Bolsa PAIQ pode ser acumulada com bolsas acadêmicas (como monitoria, extensão, pesquisa, estágio etc.) e alguns programas da PRAE (como Auxílio Moradia, Auxílio Creche, Isenção das Refeições no Restaurante Universitário, Isenção de Pagamento para Cursos de Língua Estrangeira).
  • A Bolsa PAIQ não pode ser acumulada com a Bolsa MEC ou com a Bolsa Estudantil.

Estudantes indígenas e quilombolas que concluirem o Cadastro PRAE-PAIQ podem acessar e concorrer a outros programas da PRAE (com exceção da Bolsa Estudantil e da Bolsa MEC).

Isenção do Restaurante Universitário

Estudantes classificados nas “Vagas Suplementares – Indígenas ou quilombolas” e que passaram pelo processo de validação de autodeclaração indígena ou quilombola, terão a isenção de forma automática, desde que possuam matrícula regular em curso de graduação presencial na UFSC. A isenção terá inicialmente duração de um semestre e para continuar isento o/a estudante deverá realizar o seu Cadastro PRAE-PAIQ. A assistente social que realizar o atendimento e a análise do Cadastro PRAE-PAIQ irá inscrever esses/as estudantes na Isenção do RU, assim como aqueles/as que não tenham passado por comissão de validação de pertencimento étnico-racial no momento de ingresso na UFSC.

Auxílio Moradia, Auxílio Creche e Isenação para Cursos de Línguas Estrangeiras

Para concorrer aos programas Auxílio Moradia, Auxílio Creche e Isenção para Cursos de Línguas Estrangeiras, será necessário que o/a próprio/a estudante se inscreva nos programas, dentro dos prazos estabelecidos em editais específicos, publicados a cada semestre.

Estudantes público alvo do PAIQ serão atendidos/as prioritariamente, com reserva de vagas nos Programas Auxílio Moradia e Auxílio Creche, desde que cumpram os requisitos de inscrição e os prazos estabelecidos nos editais dos programas e do próprio PAIQ.

Para acessar informações detalhadas sobre cada uma dos programas, acesse os links a seguir: