Agendar Atendimento com Assistentes Sociais

  1. Para agendamento com Assistentes Sociais acesse o Sistema de Agendamento Eletrônico da PRAE (SAEP): http://agendaprae.sistemas.ufsc.br.
  2. Selecione a agenda “Assistentes Sociais“.
  3. Agende seu atendimento conforme dias e horários disponíveis.

Não há a necessidade de agendamento de horário para entrega de documentação pendente (para estudantes que já passaram por entrevista) e contratos de locação atualizados, assim como para esclarecimentos de dúvidas.
Estamos de “portas abertas” de segunda a quinta-feira:
Manhã: 08h00 às 08h30 e 10h00 às 10h30
Tarde: 13h00 às 13h30 e 15h00 às 15h30

Por que não aparecem horários disponíveis para agendamento?
A qualquer momento a CoAEs poderá cadastrar novos horários de agendamentos no sistema. Uma vez cadastrados, o sistema mostrará os horários DISPONÍVEIS para o usuário. À medida que os usuários agendarem atendimentos, os horários disponíveis irão “desaparecendo”. Cada usuário consegue ver APENAS SEUS HORÁRIOS, sejam eles os de NÃO COMPARECIMENTO, ATENDIDOS, CANCELADOS ou AGENDADO(S) assim como TODOS HORÁRIOS AINDA DISPONÍVEIS. Caso não apareçam horários disponíveis então pode ter ocorrido de todos horários já terem sido AGENDADOS e/ou a CoAEs não ter disponibilizado ainda novos horários. O sistema dispõe, na tela de agendamentos, de dados para o usuário saber a quantidade de horários CADASTRADOS que ainda restam a ser cumpridos no sistema daquele instante em diante. Ele informa a quantidade de horários AGENDADOS a serem atendidos e a quantidade de horários DISPONÍVEIS daquele momento em diante. Portanto os dados mostrados são RELATIVOS AO QUE RESTA A PARTIR DA DATA E HORA APRESENTADOS. É importante salientar que estas estatística poderão mudar a qualquer momento caso a CoAES cadastre novos horários ou mediante a desistência (cancelamento) de agendamentos próprios promovidos por alunos disponibilizando assim mais vagas.

Por que um aluno não consegue fazer login no sistema?
O sistema automaticamente permite o acesso a alunos de GRADUAÇÃO, que estejam com situação de matrícula ATIVA e MATRICULADO em disciplina(s). Durante as etapas de matrículas onde o aluno solicitou matrícula(s) em disciplina(s) é possível ocorrer dele não conseguir acesso ao sistema. Isto ocorre porque o aluno não conseguiu matrícula em nenhuma disciplina após o processamento da(s) etapa(s). Mesmo não conseguindo acesso ao sistema ainda é possível o agendamento. Para isso o aluno deverá entrar em contato com a respectiva unidade da CoAEs de seu campus e solicitar agendamento presencialmente.

Por que estudante da pós graduação não consegue visualizar a agenda?
A Assistência Estudantil no contexto da Política Nacional de Educação, compõe-se de um conjunto de princípios e diretrizes que orientam ações que visam contribuir no processo de democratização do acesso ao Ensino Superior (Universidades Federais e Centros Federais de Educação Tecnológica), com a finalidade de criar, garantir e ampliar as condições de acesso, permanência e conclusão, prioritariamente, do ensino em nível de graduação na modalidade presencial (Fonaprace, 2015).

É possível alunos INATIVOS ou SERVIDORES usarem o sistema de agendamento?
Caso algum servidor ou aluno inativo deseje acesso ao sistema para efetuar seus próprios agendamentos então este deverá entrar em contato com a CoAEs para análise da situação. A CoAEs poderá liberar o acesso adicionando o usuário (exceção) ao sistema. Alunos inativos ou servidores também poderão ter seus horários agendados mediante apresentação pessoal uma vez analisada a situação do mesmo junto à CoAEs.

O que ocorre quando o ALUNO NÃO COMPARECE À CONSULTA?
Quando o estudante NÃO COMPARECE ao atendimento então o Sistema bloqueará o uso da permissão de agendamentos ELETRÔNICOS para este usuário. Isso significa que o usuário continuará acessando o sistema porém só conseguirá realizar agendamentos online depois de 15 dias. Antes deste prazo, somente a CoAEs conseguirá fazer agendamentos para o usuário, mediante a presença obrigatória do mesmo e análise da justificativa do não comparecimento. Caso ele volte a ser ATENDIDO antes de findar os 15 dias então o sistema automaticamente desbloqueará a permissão e ele poderá fazer agendamentos online novamente. O estudante poderá ainda justificar seu NÃO COMPARECIMENTO e uma vez deferida a justificativa, a CoAEs poderá liberar o agendamento eletrônico antes do prazo de 15 dias findar.

O aluno poderá marcar mais de uma consulta?
Não, exceto mediante intervenção da CoAEs.

Eu ou a CoAEs podemos CANCELAR meu agendamento?
O aluno poderá cancelar seu próprio agendamento a qualquer instante ANTES do horário marcado, sem ônus para o mesmo e
limitado à 1 minuto antes do atendimento. Após este instante, caso não tenha cancelado o agendamento, fica caracterizado o NÂO COMPARECIMENTO. A equipe do Serviço de Atenção Socioassistencial poderá cancelar agendamentos a qualquer instante. Neste caso, uma vez cancelado, o sistema enviará um e-mail para o aluno informando do cancelamento e será responsabilidade do aluno a remarcação. Horários de agendamentos cancelados pela CoAEs serão usados em ocasiões onde o atendimento torna-se não mais possível. Também é possível mudar a situação de HORÁRIOS CANCELADOS PELA CoAEs para AGENDADOS, caso reverta-se a possibilidade do atendimento por parte da CoAEs.

O sistema poderá me apresentar informações desatualizadas?
Não. O sistema sempre lhe apresentará informações atualizadas NO MOMENTO QUE VOCÊ ACESSA uma das páginas dele. Entretanto, ele não atualiza em seu navegador as informações em tempo real. Então caso acesse, por exemplo a página de agendamentos, e ficar com ela ociosa ou demorar para concluir um agendamento será possível que instantes depois a situação mude. Isto ocorre pois outras pessoas poderão estar concorrendo para os mesmos recursos que você estava utilizando e confirmaram, neste caso, o agendamento primeiro que você. Caso o sistema detecte que você não teve sucesso numa operação concorrida, então será apresentada uma mensagem de erro. É recomendável sua atenção na tela do sistema toda vez que confirmar uma operação visualizando a mensagem fornecida pelo sistema. Na dúvida verifique no menu PESQUISAR / MEUS AGENDAMENTOS.