Recado para as Mulheres da UFSC Curitibanos

26/09/2019 08:58

Você, mulher da UFSC Curitibanos, já vivenciou algum tipo de violência física ou psicológica pelo fato de ser mulher? Gostaria de relatar de forma anônima?

Constantemente vivenciamos casos de violência contra a mulher na nossa sociedade, que vão desde o machismo cotidiano, como o fato de não considerar a mulher com os mesmos direitos e capacidades de um homem, até situações extremas de violência física, como estupros e feminicídios.

Diante dessa realidade alarmante, a equipe da Assistência Estudantil da UFSC Curitibanos está organizando um evento para o mês de outubro para que possamos discutir essa temática tão importante. A programação ainda está sendo construída e em breve será divulgada para a comunidade universitária.

Para darmos início às atividades, convidamos todas as mulheres do Campus de Curitibanos – estudantes, TAEs, professoras e trabalhadoras terceirizadas –  a relatar situações de violências pelas quais já passaram, dentro ou fora da UFSC: agressões físicas ou tentativas; assédio moral e/ou sexual; frases machistas; menosprezo por ser mulher; “brincadeiras” pejorativas etc.

E o que serão feitos com esses relatos? No dia da realização do evento que está sendo organizado, vamos expor esses depoimentos no hall do CBS 01 e partilhar essas histórias, com garantia do anonimato das autoras (não há nenhum tipo de identificação no formulário). Nosso objetivo é que a empatia seja despertada e fortalecida. Sinalizamos que este não será um canal para recebimento de denúncias, portanto evite identificar pessoas envolvidas. Porém, reforçamos que a Assistência Estudantil (assistentes sociais, psicólogo educacional e técnica em assuntos educacionais) está de portas abertas para te acolher caso tenha passado por uma situação de violência! Nos procure! Para denúncias institucionais, acesse a página da Ouvidoria da UFSC (clique aqui).

Ficou interessada? Então é só compartilhar seu relato no formulário disponível clicando aqui. Depois do envio, a equipe da Assistência Estudantil selecionará os relatos, garantindo o sigilo das autoras. Contamos com sua participação até o dia 15 de outubro de 2019.

________________________________________

No dia 18 de outubro de 2019 ocorreu o evento “Conversa sobre Violência contra a Mulher” e, na recepção da atividade, os relatos enviados via formulário foram expostos. Aproveitamos também essa postagem para registrar esses depoimentos e contribuir com a sensibilização e reflexão sobre a violência contra a mulher. Para conferir a matéria sobre o evento clique aqui.