Assistência Estudantil a Indígenas e Quilombolas (PAIQ)
Serviço de Assistência Estudantil do Campus de Curitibanos realiza o acolhimento e o acompanhamento dos estudantes indígenas e quilombolas. Qualquer dúvida que tenha entre em contato para que possamos repassar orientações: e-mail assistenciaestudantil.cbs@contato.ufsc.br ou whatapp (48) 3721-2188.
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) realiza a gestão de dois programas de assistência estudantil voltados para estudantes indígenas e quilombolas: o Programa de Assistência Estudantil a Indígenas e Quilombolas (PAIQ) e a Bolsa MEC. Confira abaixo as principais informações de cada programa.O PAIQ é destinado a estudantes Indígenas e Quilombolas regularmente matriculados em cursos de graduação presencial na UFSC e que tiveram o seu pertencimento étnico-racial validado pela Comissão de Validação da Autodeclaração Étnicoracial da UFSC, independente de sua forma de ingresso na universidade.
2025Possui fluxo contínuo entre 24/02/2025 e 28/11/2025Valor da Bolsa: R$ 987,06 |
O Programa de Assistência Estudantil a Indígenas e Quilombolas, além de prever o acompanhamento desses estudantes, possui bolsa específica destinada a esse público. Para acessar a Bolsa PAIQ o/a estudante precisa realizar seu Cadastro PRAE-PAIQ.
O Cadastro PRAE-PAIQ têm como base a escuta qualificada da história oral destes/as estudantes, acolhendo suas especificidades e buscando respeitar suas culturas. Também pauta-se na verificação documental das autodeclarações, da condição social do/a estudante e de seu território/comunidade. Para realização do Cadastro PRAE-PAIQ é necessário realizar os seguintes procedimentos:
Procedimentos para Realização do Cadastro PRAE-PAIQ
No atendimento, o/a estudante será acolhido e orientado sobre o PAIQ, sobre a inserção dos dados e documentos no Sistema da PRAE, e sobre os programas assistenciais e suas condicionalidades específicas Para agendar atendimento com assistente social você pode:
1. Agendar atendimento com assistente social
2. Providenciar documentação obrigatória
Para realizar seu Cadastro PRAE-PAIQ é necessário o seguinte documento:
Cadastro PRAE-PAIQ on-line
Você pode iniciar o Cadastro PRAE-PAIQ no Sistema da PRAE antes do atendimento com assistente social. Porém, se preferir, pode aguardar pelo atendimento.
4. Análise documental por assistente social
A assistente social que realizou a sua entrevista irá analisar a documentação enviada. Se a documentação e informações estiverem completas ela irá concluir o Cadastro PRAE e alterar a situação do seu Cadastro para “Análise Concluída”, habilitando sua inscrição na Bolsa PAIQ (realizada pela assistente social) e outros programas da PRAE (exceto Bolsa Estudantil).
A Bolsa PAIQ é um auxílio pecuniário que tem como finalidade contribuir com a permanência dos estudantes Indígenas e Quilombolas dos cursos de graduação presencial da UFSC. Ao concluir o Cadastro PRAE-PAIQ, o/a estudante estará apto a acessar o auxílio financeiro mensal, cujo valor será definido anualmente, no mês de março, corrigido pelo índice de inflação do ano anterior. A inscrição na Bolsa PAIQ será realizada pela assistente social que realizar o atendimento e a análise do Cadastro PAIQ.
- A Bolsa PAIQ pode ser acumulada com bolsas acadêmicas (como monitoria, extensão, pesquisa, estágio etc.) e alguns programas da PRAE (como Auxílio Moradia, Auxílio Creche, Isenção das Refeições no Restaurante Universitário, Isenção de Pagamento para Cursos de Língua Estrangeira).
- A Bolsa PAIQ não pode ser acumulada com a Bolsa MEC ou com a Bolsa Estudantil.
O Programa de Bolsa Permanência MEC (Bolsa MEC) é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício.
Objetivos do Programa
I – viabilizar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas; II – reduzir custos de manutenção de vagas ociosas em decorrência de evasão estudantil; III – promover a democratização do acesso ao ensino superior, por meio da adoção de ações complementares de promoção do desempenho acadêmico.
Para participar, o que fazer?
Acesse sisbp.mec.gov.br e faça seu login pelo GovBr. Realize o seu cadastro como Dicente e preencha todos os campos necessários. Obs.: Na escolha da agência bancária do Banco do Brasil, opte pela agência do município de Curitibanos (SC), pois será necessário se dirigir até ela para emissão de cartão específico e recebimento da primeira parcela da Bolsa se selecionado(a). Juntamente com o preenchimento do cadastro, anexe a documentação necessária: Estudantes indígenas: Estudantes Quilombolas: O MEC disponibiliza periodicamente vagas de Bolsa Permanência MEC para as universidades, não existindo calendário específico para esse fim. Quando há novas vagas a PRAE realiza a seleção entre os estudantes inscritos no SISBP de acordo com os seguintes critérios: I. Tempo que resta para a integralização do curso. II. Situação de parentalidade; III. Pessoas com Deficiência; IV. Alunos matriculados em cursos de licenciaturas interculturais para a formação de professores. I. Estudante matriculado/a em cursos integrais, especialmente na área da saúde. II. Estudante quilombola. III. Estudante do gênero feminino/mãe. A PRAE publica uma portaria com o resultado e caso o/a estudante não constar como selecionado, deverá aguardar a abertura de novas vagas pelo MEC.
1. Preencher o seu Cadastro no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP)
2. Anexar a documentação necessária no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP)
3. Aguardar a aprovação do seu cadastro pela Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (PRAE)
A PRAE irá analisar seu Cadastro no SISBP e se estiver tudo correto ocorrerá a aprovação.
4. Aguardar disponibilidade de novas vagas pelo Ministério da Educação (MEC)
5. Caso seja selecionado/a, seguir os procedimentos para recebimento da Bolsa
Estudantes indígenas e quilombolas que concluirem o Cadastro PRAE-PAIQ podem acessar e concorrer a outros programas da PRAE (com exceção da Bolsa Estudantil).
Isenção do Restaurante Universitário
Auxílio Moradia e Isenação para Cursos de Línguas Estrangeiras
Estudantes público alvo do PAIQ serão atendidos/as prioritariamente, com reserva de vagas nos Programas Auxílio Moradia e Auxílio Creche, desde que cumpram os requisitos de inscrição e os prazos estabelecidos nos editais dos programas e do próprio PAIQ.
Para acessar informações detalhadas sobre cada uma dos programas, acesse os links a seguir: