Projetos Encerrados

Projeto Ciranda Estudantil

Programação 2021

 O Branqueamento Racial, ideologia ancorada na eugenia e superioridade dos brancos em detrimento de não brancos, que guarda a sua força no colonialismo e no imperalismo, foi institucionalizada no Brasil pelo menos desde a Abolição da Escravatura e se manifesta na contemporaneidade por meio das múltiplas violências contra as pessoas negras. A presença e inclusão de estudantes negros na história das Universidades brasileiras são recentes. Mas até que ponto esta inclusão não tem se convertido em exclusão? Será que a Universidade não tem reafirmado o branqueamento racial, de modo flagrante e sutil? Como podemos fazer o enfrentamento dessas realidades?

Convidamos vocês para participarem desta roda de conversa no dia 10 de Novembro, às 18:00 h.

A inscrição poderá ser feita aqui: Inscrição Branqueamento Racial

Serão emitidos certificados às pessoas inscritas!

Mais informações: @cirandaestudantil

Saúde mental na universidade importa? Como anda a saúde mental na universidade? A universidade também é responsável pela saúde mental dos estudantes? Por que os jovens universitários estão tão suscetíveis a sofrimento psíquico?

É sobre isso que iremos debater na nossa próxima roda! Participem!
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A roda ocorrerá no dia 18/08, quarta-feira, às 20h, por meio da plataforma Google Meet.

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSch6LmaKgenaVKh0rzajvW-d5jvjuRCDuydFnTY1JYM7QHAiw/viewform

Participem!

Por que os casais mantêm relações abusivas? E por que essas relações tendem a se repetir com outros parceiros? O que será que está por detrás dessas “parcerias sintomáticas” e do que é chamado no cotidiano de “dedo podre”?

O que é relação abusiva? É uma relação que se fundamenta em um vínculo no qual há uma assimetria, uma desigualdade de poderes entre os envolvidos, no qual um sofre os efeitos do modo de se conduzir da outra pessoa, e uma marca desta forma de se relacionar é a dependência do outro, principalmente, a emocional.

E como a educação nunca está separada da vida, os efeitos dos relacionamentos abusivos se manifestam na Universidade, por exemplo, por meio de: desmotivação, inibição, angústia, dificuldade de aprendizagem, desistência do curso.

Data: 16 de Junho de 2021, às 20:00 hs

Inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSccWLaxeRBvpRM2NzVyEMnnOZJ6v8VHAlUhcbBA7iWB5Its7Q/viewform?fbclid=IwAR1uV7-rhs40_iIfOzjRhqZNrBx2b_2lg5ZzbDBlIwgAf03PyIuyL5LP6pk

Mais informações: @cirandaestudantil

Você já vivenciou algum assédio? E na Universidade? Por exemplo, ser exposto a alguma situação humilhante, constrangedora, repetitiva e prolongada?

Conforme Data Popular/Instituto Avon (2015):

• 67% das mulheres disseram já ter sofrido algum tipo de violência por homens no ambiente universitário.
• 56% relatam já terem sofrido assédio sexual dentro da universidade.
• 28% já sofreram violência sexual (estupro, tentativa de abuso enquanto sob efeito de álcool, ser tocada sem consentimento, ser forçada a beijar veterano).
• 42% já sentiram medo de sofrer violência no ambiente universitário.
• 36% já deixaram de fazer alguma atividade na universidade por medo de sofrer violência.

E nós, e a Universidade com isso?

É sobre o Assédio na Universidade que vamos falar na primeira Roda de Conversa de 2021 do nosso Projeto de Extensão: “Ciranda Estudantil”. A roda ocorrerá no dia 14/04, quarta-feira, às 20h, por meio da plataforma Google Meet.

Para se inscrever e obter o certificado, preencha o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSccWLaxeRBvpRM2NzVyEMnnOZJ6v8VHAlUhcbBA7iWB5Its7Q/viewform

Participe! E acompanhe a nossa página: @cirandaestudantil

Objetivo do projeto “Ciranda Estudantil”: Promover o debate sobre temas que constituem as realidades estudantis, de modo a suscitar a reflexão crítica e a qualificação da intervenção nessas realidades.

         A partir da perspectiva de que a formação humana está para além da informação acadêmica, a proposta dessas “Rodas de Conversa” é promover o debate sobre temas que constituem as realidades estudantis. Assim, esses encontros, que emergiram do movimento dos estudantes da UFSC Curitibanos e tem o apoio da Psicologia Educacional, pretendem abarcar as reflexões sobre a Universidade, como um espaço de produção de conhecimento científico, formação e intervenção social; as subjetividades dos sujeitos que são produzidas na especificidade da Universidade e na Sociedade; e a Sociedade que na sua atualidade tem ameaçado os princípios de democracia, pondo em risco a própria educação pública.

Histórico 2020:

No ano de 2020 foram debatidos os temas: Vidas LGBTQIA+ na Universidade e na Cidade; Racismo na Universidade e na Cidade; Saúde mental, pandemia, e educação; e Suicídio. Esses temas emergiram das realidades dos estudantes deste Campus.

As rodas mobilizaram aproximadamente 150 pessoas da UFSC, do município de Curitibanos e de outros Estados do Brasil. Os debates suscitaram reflexão sobre as realidades apresentadas por meio da partilha dos diferentes saberes, provocou os grupos a buscarem formas de enfrentamento das problemáticas vividas, e também, se fez presente com qualidade no isolamento físico necessário na pandemia.

Organização:
Centro Acadêmico de Agronomia da UFSC Curitibanos
Centro Acadêmico de Engenharia Florestal da UFSC Curitibanos
Centro Acadêmico de Medicina Veterinária da UFSC Curitibanos 
                                                                                                             Psicologia Educacional da UFSC Curitibanos

Contato: cirandaestudantil.cbs@contato.ufsc.br; lucas.emmanoel@ufsc.br

Projeto Partilha do Sensível

Para saber sobre o Projeto de Extensão: A Partilha do Sensível: musicando e poetizando a Universidade clique no link abaixo:

Projeto Práxis Educacional

Projeto: A Práxis Educacional: educação, subjetividade e cultura.

Público-alvo: Professores/as da UFSC Curitibanos (confira o formulário para participação ao final da página).

Metodologia: Rodas de conversa com os professores/as da UFSC Curitibanos, com estudos de textos, de casos educacionais, exposições temáticas; o que se baseará nas realidades trazidas pelos professores e dos dados colhidos pela assistência ao estudante e pela instituição UFSC.

Cronograma: encontros mensais

Objetivo: Refletir e estudar sobre a práxis – teoria e prática – educacional, produzindo um espaço de partilha sobre as experiências e os desafios dos professores com os estudantes, o ensino, a instituição UFSC e a cultura.

A perspectiva que se propõe para estes encontros é a relação entre educação, subjetividade e cultura. A educação, na sua universalidade, é apreendida como uma mediação para a socialização humana. E justamente por esse fato, trata-se de uma instância mediadora entre as dimensões subjetividade – modo singular de cada sujeito internalizar a objetividade da vida – e cultura. As dimensões sujeito e cultura não se encontram separadas uma da outra, mas estabelecem uma interconstituição, ou seja, a subjetividade constitui a cultura e a cultura constitui a subjetividade, de modo dialético. A partir dessa perspectiva, nesses encontros, buscaremos vencer o falso reducionismo psicologista – no qual o estudante, assim como o professor, é individualmente culpabilizado pelo “fracasso” educacional –, ou o sociologista – em que o estudante, também, o professor, é desresponsabilizado e entendido como um mero receptáculo passivo do meio que o circunda e o constitui.

E renovando o significado etimológico de educação, que provém do latim “educare”, indicando para a experiência na qual o educando é suscitado pelo educador a ir para fora de si, a fazer a travessia da potência ao ato, somos levados a pensar sobre o projeto que temos para a educação, o que implica em por em questão, para além do “academicismo”: para qual projeto civilizatório estamos colaborando?

Conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional de 2020-2024, a Universidade Federal de Santa Catarina tem por missão “produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade da vida” (p.15).

Assim, convidamos o grupo docente da UFSC Curitibanos para darmos continuidade a esse projeto que perpassará as várias dimensões da educação, como: relação professor-estudante; didática; sofrimento psíquico na Universidade; avaliação; função social da Universidade, dentre outros temas.

Este projeto teve início no ano de 2019, e desde então, tem se revelado muito importante para a promoção da partilha entre professores, assim como a qualificação da relação professor-estudante, colaborando para a saúde mental, cidadania e formação ampla dos estudantes. Portanto, daremos continuidade ao projeto no ano de 2021!

Coordenação: Lucas Emmanoel de Oliveira (psicanalista e psicólogo educacional da UFSC Curitibanos).
Contato: lucas.emmanoel@ufsc.br

Projeto Giro dos Afetos

Objetivo: propiciar a escuta e a partilha de experiências relacionadas à Universidade e à vida.

Metodologia: atendimento em grupo, com a mediação do psicanalista e psicólogo educacional da UFSC do Campus Curitibanos, Lucas Emmanoel.

O grupo “Giro dos Afetos” objetiva o compartilhamento de experiências e afetos relacionados à Universidade e à vida, como: sofrimento psíquico, dificuldades de aprendizagem, violações dos direitos humanos, de modo a possibilitar a escuta das mediações constitutivas dessas experiências, para que, assim, sejam produzidos posicionamentos singulares e coletivos frente ao que obstaculariza a formação e paralisa a vida.

Na perspectiva de que o determinismo, o fatalismo, a paralisação, colaboram para o sofrimento, as dificuldades, as injustiças, o grupo destaca o movimento do “giro” como abertura às possibilidades e a ampliação das formas de pensar, sentir e agir. Nesse sentido, esta atividade convida as estudantes e os estudantes da UFSC do Campus de Curitibanos para ocuparem lugares de fala e de escuta, fazendo girar os afetos em busca de formas mais sustentáveis para se viver.

Quando os encontros acontecem: às sextas-feiras, às 13:30.

Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC do Campus Curitibanos

Para esta atividade não precisa fazer agendamento, basta comparecer no dia e no horário, por meio deste link:

https://meet.google.com/brp-dhvk-ekg

Participem! Vamos fazer girar os afetos!

Para mais informações, entre em contato: lucas.emmanoel@ufsc.br